A Empresa


Fundada em 1974 pelo Srº Bruno F. Riffel a ervateira Riffel foi umas das primeiras indústrias de erva mate do município de Capinzal. No principio ela produzia somente erva mate sapecada e destinava sua produção à indústria Boaretto que fazia o processo de beneficiamento da erva mate deixando-a pronta para o consumo.
No início a erva mate era sapecada a custa de muito esforço físico dos funcionários que trabalhavam no processamento da matéria-prima. Os galhos eram podados de forma a ficarem compridos para serem posteriormente passados no processo de sapeco. O fogo utilizado para deixar a folha levemente sapecada era feito no próprio local de extração a fim de, logo após o corte, a folha da erva ficar com aspecto de tostada. Galho a galho eram passados no calor do fogo para se obter este efeito.
 Um amontoado das folhas secas era amarrado em raídos para que elas não se espalhassem no chão. Estes raídos eram transportados até a ervateira e depositados em espécies de prateleiras onde embaixo delas passavam dutos de calor para que a erva mate ficasse totalmente seca. Este local era designado de barbaquá. 
Por volta de 1978 foi comprada a primeira sapecadeira à manivela (tocada manualmente), e esta substituía o processo do barbaquá, isso porque a erva ficava com a mesma aparência de tostada.
A partir disso, o processo de fabricação de erva mate foi se acelerando e sendo vendidas quantidades de erva sapecada em maior proporção. Com este significativo aumento decidiu-se que a ervateira Riffel deveria passar a uma nova etapa, a de produção de erva mate para chimarrão.
Com a aquisição de um soque, a erva mate beneficiada passou a ser comercializada na cidade de Capinzal e em seus arredores e ganhou o nome de Ana Maria, em homenagem a primeira filha do Sr. Bruno F. Riffel.
Com o constante aumento nas vendas de erva mate Ana Maria a marca começou a ficar mais conhecida entre as pessoas e passou a ganhar preferência de consumo na região.
Ano após ano trabalhou-se para se aprimorar ainda mais os processos de fabricação da indústria, maquinas mais modernas que agilizaram o processo de industrialização da matéria prima foram adquiridas melhorando a elaboração do produto acabado.
No início do ano de 2004 uma nova marca foi lançada pela empresa, a erva mate Bom Mate, que até hoje juntamente com a marca Ana Maria vem fazendo sucesso de vendas na região, ganhando a preferência dos consumidores, pois seus sabores, suave e adocicado, conquistam a todos que experimentam.   

3 comentários:

  1. Mas barbaridade! Hoje descobri coisas sobre o mate que nem imaginava, muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigos tenho uma mercearia no bairro vila nova em Lages e gostaria de uma visita de um vendedor agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  3. Hj é aniversário de Ana Maria, por gentileza? conheci em 1973, viagem romaria ao santuário de marcelino ramos.

    ResponderExcluir